Tudo começou no dia 4 de julho na sala de reuniões da Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé. O local para o evento já tinha sido escolhido – Praça Comandante Eduardo de Oliveira com a Rua José Newbery — e agora o prefeito regional Alexandre B. Pires fazia a abertura do encontro para cerca de 20 voluntários de vários segmentos (*)

Nascia ali um Grupo de Trabalho (GT) para organizar o evento SP:Bairro Lindo no Parque Edu Chaves para acontecer no sábado (22/07/2017), das 8 às 13 horas.. Além dos pontos de ações de zeladoria (corte de mato, roçagem,  pintura de guias, poda de árvores e outros) os moradores, líderes comunitários, artistas, produtores esportivos e culturais fariam parte do esquema de infraestrutura social, cultural e musical.

Ao deixar a sala para outros compromissos agendados da sua gestão, o prefeito regional passou o comando à Chefe de Gabinete, Silvia Cibele—que, mais tarde, juntou a coordenação do GT com Waleska Simone Conte Lima Brilhante, do Governo Local – que não pode estar presente – debatendo os assuntos da organização com vários representantes.

PRAÇA É O PONTO === O local escolhido foi a Praça Comandante Eduardo de Oliveira, conhecida como Praça Edu Chaves, que ao seu lado  terá uma das praças denominada e com futura inauguração como “Praça Nelson Ferreira” . É uma  homenagem ao trabalho do líder comunitário, que por muitos anos atuou em prol do desenvolvimento do  Parque Edu Chaves – ver reportagem no link: https://bit.ly/2uvrNPi .

Todos os participantes do GT atuaram ativamente de um grupo de WhatsApp, onde não faltou boa vontade para ideias e acertos. Diariamente, em todos os momentos, até de madrugada, o pessoal não deixou de buscar esses acertos.

O DIA CHEGANDO === A ansiedade era enorme entre os participantes e o grande dia estava chegando. No sábado (22/07) lá estava a Tenda de Saúde (sob responsabilidade SPMD-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina —  aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre os serviços de saúde do município); Orientação Jurídica (Instituto de Defesa e Apoio da Mulher), Pegue Leve Leia (da Secretaria Municipal de Cultura sob a coordenação da Biblioteca Municipal José Mauro de Vasconcelos – que fica na praça), Oficina de Grafite (artistas locais criando os grafites no meio da praça), Odontologia (Odonto Company com orientação sobre higiene bucal); Distribuição de água (Sabesp); Pedágio Educativo (Detran-SP – orientação para motoristas, ciclistas e pedestres); Tenda da Vigilância Sanitária (orientação sobre e exposição de sinantropicos – insetos, roedores e escorpião) e SUVIS (Supervisão de Vigilância – desratização dos bueiros).

TRABALHO PESADO === Além dos vários trabalhos de zeladoria urbana, a Inova e a Prefeitura Regional cuidaram do serviço mais pesado, durante a semana, atingindo a Praça Eduardo de Oliveira e todo o seu entorno. Nesta ação, com vários homens, máquinas e caminhões foram executados os serviços de tapa buraco, limpeza de bueiros, pintura de guias, limpeza de postes, retirada de pontos viciados e montagem de jardins com pneus reciclados.

MUITAS ATIVIDADES === O evento organizou apresentações especiais de Muai Thay, oficina de capoeira, dança circular, fitness dance e os shows musicais de Mazinho Campos e Banda, Salgadinho. Wladimir Rosa (Banda Redenção), Mário (do Art Popular), Pimpolho (do Art Popular), hip hop e aula aberta de zumba. Um grande agito aconteceu com a Bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, e os componentes  deram um show à parte com a ala das baianas e a porta-bandeira  com mestre sala.  Por outro lado, houve atividade do meio ambiente com os alunos do Colégio Monte Sinai plantando mudas de árvores na Praça Eduardo de Oliveira e um encontro de motociclistas na praça.

As crianças tiveram uma atividade muito bacana voltada ao meio ambiente e puderam participar de plantio de árvores.  A Biblioteca José Mauro de Vasconcelos abriu um espaço, onde as pessoas podiam trocar livros ou escolher os que mais lhe agradam e levar de graça para suas casas. Já na Rua Capitão Busse, próximo do Rio Cabuçu, um antigo ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho foi ocupado com jardinagem, com a presença do prefeito regional Alexandre B. Pires — que gravou um depoimento no local mostrando a importância destas ações.

MUITA GENTE E AUTORIDADES === Foi uma grande festa em comemoração aos serviços realizados na região, que contou com a presença do Secretário Ajunto da Prefeituras Regionais, Fábio Lepique, e outras autoridades  — a deputada estadual Clélia Gomes, o ex-vereador Aníbal de Freitas, vários líderes comunitários e representantes de entidades da região como o Conselho Participativo Municipal e o Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG. Apoio da Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Detran-SP – entre outros. O Bairro Lindo Edu Chaves teve grande presença de público.


(*)  Participantes do Grupo de Trabalho: Angélica Paim (Cultura de Tambores), Carlos E. Sousa (Academia Sparta Fitness), Viviane Abrahão (Associação Adoniram VA Prod. Artísticas), Izaías Azevedo (morador), Adriano Freitas (Red Fitness Academia), Armando Jr. (ZN Mais Notícias), Marcos Roberto Seijo Silva (ZN Mais Notícias), Maurício Benassatto (DiárioZonaNorte), Sandra Vaz (DiárioZonaNorte), Jacira Costa Reis (IDEAM), Maria Salete Rodrigues (IDEAM), Nilson Rizada (Secretaria de Cultura), Vitor Santisteban (CEU Jaçanã), Thiago Guerra (Pref.Reg. Jaçanã-Tremembé), Roberto Souza (Dep.Clélia Gomes), Nelson Ferreira (SAPEC), Manoel Ricardo (Supervisor de Esportes-PR Jaçanã/Tremembé), Erivan Silva (Sup.de Esportes PR J/T), Moisés Santos (Grafite), Sandra Cristina Brasil Silva (Coord. Biblioteca José Mauro Vasconcellos), Sandra Durval (líder comunitária); Iara Ferreira (Suvis) e outros que, direta ou indiretamente, ajudaram ou contribuíram de alguma forma.

Veja  mais 110 fotos no álbum publicado na fanpage do DiárioZonaNorte:

                                      https://bit.ly/2uAHt2n


 

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora