Por que alguém começa a fumar? Por brincadeira, por  influência de amigos, geralmente na adolescência.  Alguns usam o cigarro como uma muleta emocional, contra a timidez, insegurança, para ser aceito em um grupo. Os meninos, como forma de reforçar a masculinidade. A nicotina contida no tabaco vicia de forma rápida, levando o fumante a aumentar o consumo significativamente.

Doenças === Aproximadamente cinqüenta doenças estão ligadas ao uso do cigarro, como doenças do coração e circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias, dependência química e psíquica, dores de cabeça, cáries, mau hálito, gengivite, alteração no olfato e no paladar, aumento da pressão arterial e AVC e muitas outras doenças.

O fumo, de acordo com especialistas em saúde, é a maior causa evitável de morte. Para não ser vitima dele, basta não fumar. Simples assim.

Impacto econômico global === Os números são alarmantes.  Estudo publicado recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, afirma que o  tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares por ano.  O número de mortes relacionadas ao tabaco saltará de  6 milhões de mortes por ano  para cerca de 8 milhões, até 2030, sendo que mais de 80% vão ocorrer em países de baixa e média renda.

Tributação === Mesmo sendo pesadamente tributada,  o que a indústria de tabaco paga  mundialmente em tributos não ultrapassa 269 bilhões de dólares, bem menos do que serão  gastos com tratamentos de doenças decorrentes do tabaco.

Levantamento organizado pela  OMS  em 2013,  indicava que aproximadamente dois terços dos fumantes no mundo viviam em apenas 13 países, entre eles o Brasil, a China, a Índia e a Rússia, somando 736,3 milhões de fumantes.

Também em 2013, o  Brasil (segundo produtor mundial de tabaco  – ficando atrás apenas da China,) tinha cerca de   24,6 milhões de fumantes.

Fumante Passivo === Aquele que fica próximo ao fumante é considerado pela medicina um fumante passivo .Sua saúde também é prejudicada,  principalmente as crianças. Mesmo não acendendo o cigarro, ele inala a fumaça e pode apresentar tosse, irritação nos olhos, dores de cabeça, coriza, náuseas, agravamento de doenças respiratórias, cânceres por inalação (vias aéreas, fígado e bexiga).

Benefícios de abandonar o vício === Ao parar de fumar, os benefícios começam imediatamente. Após vinte minutos  a pressão e a pulsação normalizam. Passadas duas horas não há mais nicotina circulando no sangue. Depois de oito horas, o  nível de oxigênio se normaliza no sangue. Entre doze e vinte e quatro horas, os  pulmões já funcionam melhor.  Depois de três  semanas: respiração melhora e a circulação melhora ainda mais. Passado um ano, o  risco de morte por infarto reduz pela metade. Após cinco e dez anos,  o risco de infarto volta a ser o mesmo de um não fumante.

Síndrome da Abstinência === Infelizmente, abandonar o cigarro é muito difícil.  A maioria dos pacientes apresenta a chamada Síndrome de Abstinência: apresentam dor de cabeça, cansaço, tristeza, dificuldade de concentração, aumento do apetite, tremores, sudorese fria nas mãos, modificação do hábito intestinal, insônia ou hipersônia, agressividade comportamental (sintomas que começam a diminuir após 3 dias).  As alterações de humor (raiva, ansiedade e apatia) também são normais.

Tratamento Gratuíto === O tratamento contra o tabaco é oferecido pelo SUS e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, também é oferecido pelo SUS gratuitamente.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here