da Redação DiárioZonaNorte  ===  

Um carioca, com alma de caipira.  Um livro que resgata os saberes e fazeres tradicionais da rica culinária paulista.   Estamos falando do  mais recente livro do pesquisador  Antônio Teixeira de Macedo Neto.  Não conhece? Ok,  vamos dar uma mãozinha….   Estamos falando de Toninho Macedo, o fundador da Abaçai Cultura e Arte e criador do Revelando São Paulo – o maior festival de cultura popular do país e um dos mais renomados pesquisadores da cultura imaterial da América Latina.

É dele o  livro “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”, reflexo de mais de trinta anos de pesquisas pelo interior e litoral de São Paulo e fruto da  convivência com as pessoas que fazem parte das tradições Caipira, Caiçara   e  Piracuara.

A obra faz um mapeamento completo dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista, além de apresentar  personagens,   tradições e  elementos que envolvem  os hábitos alimentares dos paulistas, uma culinária plural que ainda hoje encontramos em todas as cidades do estado. O “Mesa Paulista” resgata as características da interação alimentar entre índios, negros e portugueses.

As receitas não poderiam ficar de fora.  João Deitado,  Coruja Fina, Rojão, Requeijão de Prato, entre outros nomes curiosos para pratos incríveis pelo sabor e pela forma de serem preparados…

Além de ser uma leitura deliciosa, o livro “Mesa Paulista” é de uma riqueza visual, com imagens que lustram aspectos até então pouco conhecidos da culinária paulista. São mais de 700 imagens, divididas em 480 páginas e contou com a  coordenação editorial  de Diego Dionísio  e  Rafael de Almeida Leitão.

Foram escolhidas duas ocasiões para o  lançamento oficial do “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”. A primeira acontecerá no próximo dia 14 de novembro (3ª  feira – 10h) na Colônia São Bernardo,  em Rafard (interior de São Paulo). Já a segunda, será durante o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, que acontece do  dia 29 de novembro até 03 de dezembro de 2017 (9h até 21h), no Parque da Vila Guilherme Trote/MartCenter — a data será divulgada posteriormente.  << Leia a reportagem sobre o Revelando São Paulo — clique no link:   http://bit.ly/2xREGp2 >>

A publicação é uma realização da Abaçaí Cultura e Arte, Ministério da Cultura, com patrocínio da avícola Aviagen e apoio cultural da Broto Legal e Supermercados Caetano.

Serviço:

  • Mesa Paulista – Comer & Beber Juntos
  • Autor: Toninho Macedo
  • Editora Terceira Margem –
  • Preço:  R$  90,00
  • Contatos para aquisição:  Toninho Macedo  (3312.2900) ou  Noeli (9-9701.2378).
aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora