O horário marcado era 7 horas da manhã, neste sábado (18/03/2017), na Praça Margarida de A. Gimenez — esquina com a Rua Conselheiro Saraiva, no final da Avenida Cruzeiro do Sul. Mas o prefeito João Dória Jr. chegou antes, às 06h40, parando um pouco antes, mais próximo da Estação do Metrô Santana, onde cumprimentou o coordenador dos garis e da equipe de trabalho da Inova. Ali mesmo, gravou um vídeo para postar em sua página do Facebook.

O pessoal na praça  == Vestido com o tradicional uniforme verde e amarelo, da Inova, chegou à praça, onde muitos o esperavam – entre eles, a prefeita regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Rosmary Corrêa (Delegada Rose) – acompanhada de seu Chefe de Gabinete, Major Luiz Carlos Oliveira;  secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda; Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini;  da Secretaria Especial da Comunicação, Fábio Souza dos Santos; Secretário de Governo, Júlio Semeghini; do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), João Octaviano Machado Neto – entre outros.

Outros representantes == E para prestigiar, marcaram presença os prefeitos regionais do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires – com a chefe de Gabinete, Silvia Cibele Aparecida da Silva; da Lapa, Carlos Eduardo Batista Fernandes; e do Butantã, Paulo Vitor Sapienza. Muita gente se juntou naquele espaço, entre vários representantes de entidades, empresários, membros do Conselho Participativo Municipal, CONSEG, CADES, Associação Comercial de São Paulo-Distrital Norte e outros.

O início da operação  == Uma manhã sem chuva, tempo bom, um pouco frio e muita gente disposta, junto a um batalhão de funcionários da Inova e Prefeitura com equipes para os vários serviços de zeladoria. Estava dado início ao programa “Cidade Linda” em Santana, em sua 12ª edição, com a presença do prefeito João Doria Jr, que desta vez está contemplando  a Avenida Cruzeiro do Sul que interliga os bairros Canindé e Santana. O ponto de partida foi a praça, mas durante uma semana, a ação realizará trabalhos de limpeza e conservação nos 3,4 quilômetros da via.

O que será feito == A ação contempla serviços de manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras, e reparo de calçadas. O programa conta com representantes do governo, iniciativa privada e ONGs.  “Este movimento começa no sábado e vai até a sexta-feira, e assim sucessivamente por toda a cidade de São Paulo. Não é o único movimento, mas é um dos movimentos que temos para a zeladoria urbana”, disse o prefeito João Doria, que nesta edição ajudou a recolher o lixo que estava pela via.

O início de tudo  == Foi a primeira ação do prefeito ao chegar à praça, direto no caminhão de recolha de resíduos. Ajudou a pegar os sacos de lixo, expostos na calçada, e carregou até o caminhão. Depois, ainda acionou o mecanismo “moedor” do lixo, na parte interna do caminhão. Enquanto isto, outra equipe providenciava a varredura da praça e das vias laterais; outros faziam os acertos de cimento nas cantoneiras da árvores. Além destes, o pessoa da roçadeira cortava o mato da praça; e outros pintavam as guias. Assim foi o movimento do “Cidade  Linda”.

Dilma pede emprego  == Quando andava de um lado para o outro, o prefeito Doria atendia a todos, conversava, ouvia as demandas e chegou a pegar bilhetes para ler mais tarde. Muitas fotos e muitas selfies. E teve até o humorista Carioca, do programa “Pânico” (Tv Bandeirantes), que fez as costumeiras brincadeiras também vestido de gari da Inova – uniforme igual ao do prefeito. Com esse personagem, o humorista foi até o local e ajudou a plantar um muda do Pau Brasil, ao lado do prefeito e do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.   Neste momento, houve a tradicional homenagem ao ex-presidente Lula, com referências ao “Cara-de-pau”.  Fêz muitas brincadeiras e o tempo todo gravou as passagens para o programa deste domingo (19/03). No final, o humorista saiu de cena e, mais tarde, voltou caracterizado de Dilma Duchef, onde fez várias brincadeiras relacionando o ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Em dado momento, o tom foi até elevado nas brincadeiras.

Coletiva, Grafite e adoção de praças  == No meio de tudo isto, ainda houve tempo para uma pequena entrevista coletiva que girou sobre assuntos gerais, fora da Zona Norte/Nordeste. Onde até foi falado da compensação ambiental com os jardins verticais e  suspensos da Avenida 23 de Maio. Conversou com o artista plástico e grafiteiro Binho, que é da região, e fez elogios ao seu trabalho reconhecido internacionalmente. Recebeu também dois empresários de Santana, que comunicaram ter adotado duas praças, uma delas inclusive a que estava sendo realizado o Cidade Linda – a Praça Margarida de A. Gimenez. Dória ficou feliz em saber e chamou ao seu lado a prefeita Rosmary Corrêa (Delegada Rose) para parabenizá-la pelas ações e incentivar ainda mais as adoções de praças pelas empresa – que agora tem um decreto que facilita e desburocratiza o processo.

A saída do prefeito  == Mais de duas horas de muita agitação na praça, com o prefeito até na saída atendendo todos os pedidos. Muito gentil e simpático, com sua segurança à distância, com liberdade total para a Imprensa e todos os presentes. Momentos descontraídos, com um ar alegre, sem posturas de autoridades, sem discursos de secretários e vereadores – como acontecia em outras gestões. O momento é de trabalho e recuperar o tempo perdido que ficou no passado. Dali, o prefeito seguiu rapidamente para o prédio da Prefeitura de São Paulo, no centro da cidade, onde já o aguardavam os secretários e presidentes de empresas públicas municipais para a 6ª reunião do ano, mesmo sendo sábado.

O que será feito   == A operação contará com um trabalho integrado das prefeituras regionais de Santana e da Mooca, responsáveis pela região da avenida, que liga a Avenida do Estado e a Rua Conselheiro Saraiva, passando pela Ponte Cruzeiro do Sul – Jornalista Ary Silva.  Estão previstos serviços de capinagem, roçada, pintura de meio-fio, coleta de entulho, poda de árvores, limpeza de monumento, varrição e desobstrução de galerias e de 115 bueiros, bocas de lobo e bocas de leão. Serão instaladas ainda 30 novas lixeiras do modelo especial, feitas de aço. Todas as 296 lâmpadas da via passaram por checagem e 36 receberam reparos pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Estão previstos a lavagem e o clareamento da praça Margarida de Albuquerque Gimenez. Outros pontos que receberão serviços especiais de limpeza são as alças da Ponte Cruzeiro do Sul, na Marginal Tietê, o entorno do Terminal Rodoviário do Tietê e da estação Santana do Metrô. A avenida receberá também manutenção da sinalização, do asfalto, das calçadas e dos 25 pontos de ônibus.

No total, o programa contará com o trabalho de 768 pessoas e 146 veículos e equipamentos, além da participação de cerca de 80 voluntários. O trânsito da região será monitorado pela CET com 74 agentes, 35 viaturas e dois guinchos. Toda ação é acompanhada pelas equipes de assistência social, que intensificam os trabalhos de acolhimento.

Nesta etapa estão previstas a revitalização de 14 placas de sinalização, pintura de 228 m² de sinalização horizontal e manutenção em 7 colunas e 5 grupos focais semafóricos. A recuperação dos equipamentos viários deve promover melhorias das condições de dirigibilidade e segurança aos condutores.  As interdições feitas pelos agentes e técnicos da CET serão parciais, visando garantir a fluidez do trânsito.

A operação do transporte público será acompanhada pela equipe de fiscalização da SPTrans. Caso seja necessária alguma intervenção no viário, serão feitos os ajustes necessários. Nos dias úteis, circulam 67 linhas de ônibus pela avenida.

O que aconteceu e o que virá  ==   Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.  A ação já revitalizou, nas 11 ações anteriores, a Praça da Sé e as avenidas Rubem Berta, Belmira Marin, Inajar de Souza, São Luís – Ipiranga, Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista.   << Com informações fornecidas pela Secretaria Executiva de Comunicação-Secom / PMSP  >>

Veja o álbum de fotos na Fan page do DiárioZonaNorte.

Próximas ações do SP Cidade Linda – 1ª Etapa:
25 de março – Avenida Marechal Tito
1º de abril – Avenida Eliseu de Almeida
8 de abril – Avenida Celso Garcia
15 de abril – Avenida Pacaembu

 

Vem pro Lar Center

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here