Nesse momento em que os problemas da adolescência têm sido debatidos com maior frequência e intensidade, um grupo de jovens da Zona Norte/Nordeste reúne-se para conversar sobre questões importantes que afetam o seu cotidiano. O encontro acontece na Unidade Básica de Saúde-UBS do Horto Florestal (Rua Luis Carlos Gentile Laet, 603 – Fone/Informações:  3726-8591 – Funcionamento de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS-Norte).

O grupo, que existe há doze anos na unidade, começou com um formato diferente do atual, porém os jovens começaram a faltar nas reuniões e o projeto teve de sofrer mudanças. “Inicialmente queríamos fazer um grupo fechado, mas não deu certo e resolvemos mudar para um acolhimento semanal”, conta a psicóloga Izeth Regina que cuida dos encontros.

Os adolescentes vão ao grupo de acolhimento e depois passam em consulta com a médica pediatra Yolanda Satie. A participação é opcional e os pais geralmente aguardam os filhos enquanto eles participam do encontro.

Escolhidos pelos profissionais ou pelos próprios adolescentes, os temas são variados, em geral envolvendo assuntos vividos pelos jovens no dia a dia, como, por exemplo, prevenção sexual, drogas, transtornos psicológicos, bullying, diálogos escassos em casa, desconexão com a família e o mundo real, etc. “O mais importante é abrir espaço para discutir assuntos que os adolescentes não conseguem dialogar em casa com os pais, ou mesmo evitar que recebam informações incorretas”, afirma a psicóloga.

Maria Paula Roza, participante do grupo, acha necessário o acolhimento para os jovens. “As pessoas não se expressam em casa, a escola não oferece ajuda e alguns professores até discriminam certos assuntos, assim como muitos pais. Os filhos acabam fazendo as coisas escondido porque se sentem oprimidos”.

Os encontros acontecem às 3ªs. feiras, a partir das 11 horas, na unidade. Para participar não é necessário ter passado por consulta, o adolescente pode ir por conta própria. <<Com apoio de informações/fonte: Ass.Comunicação/Coordenadoria Regional de Saúde Norte – Repórter: Aline Oliveira>>

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here