As manhãs das 3ªs. feiras são de promoção de saúde para os usuários da UBS Vila Nova Galvão  ( Rua Alpheu Luiz Gasparini, 120 – próxima Av.Cabuçu com Rua Morro do Livramento – Vila Nova Galvão – Informações:  11- 2242-8326 ), da Coordenadoria Regional de Saúde – CRS Norte, e gerenciada pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde – IABAS.

Há 13 anos, profissionais da UBS oferecem cuidados multidisciplinares aos participantes (cerca de 50, a maioria mulheres) que lá comparecem semanalmente para fazer sessões de auriculoterapia, praticar a dança circular, aferir a pressão arterial, ouvir palestras sobre temas de saúde, entre outras atividades.

“Nosso objetivo é promover qualidade de vida, fazer com que eles saiam de casa”. “E, além de tudo”, continua ela, “eles criaram uma dinâmica de conquista: ou seja, vêm aos encontros porque gostam. É muito raro faltarem”, explica Elaine Leonor, Agente Comunitária de Saúde, e uma das fundadoras do grupo.

Cleusa Farias, 58, é prova disso: “Passo a semana ansiosa para que chegue logo a terça-feira para eu vir logo para as reuniões na UBS. Temos uma equipe maravilhosa para cuidar da gente”, diz ela, que participa do grupo há três anos, e garante “nunca ter faltado aos encontros”.

Dona de casa, Cleusa lembra que antes de começar a participar das atividades sentia tantas dores que mal andava. Era a amiga Lurdes Souza, 33, que a ajudava a caminhar até a unidade. Hoje, ganhou qualidade de vida. Algumas dores ainda aparecem, mas ela afirma não precisar mais ficar em casa por causa delas.

Para Lurdes, que começou a participar das reuniões há quatro anos, as amizades que fez no grupo são o principal motivo para não perder nenhum dia de atividade. “Às vezes, estou desanimada, mas chego aqui, vejo os amigos, bato um papo e saio totalmente diferente”. << Com apoio de informações/fonte: Coordenadoria Regional de Saúde/CRS-Norte – Texto: Mariana Freire >>

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora