Um lugar acolhedor para o morador de rua e seu cão fiel

0
575

da Redação DiárioZonaNorte  ==

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, da Prefeitura de São Paulo, produziu um vídeo muito interessante sobre o recolhimento de moradores de rua nos nos  CTA’s – Centros Temporários de Acolhimento. O maior problema enfrentado eram os cães, companhias inseparáveis dos moradores de rua. Esse pessoal não tem uma comunicação direta e precisava ser informado sobre o novo serviço. E a ideia foi enviar a mensagem por desenhos pintados embaixo dos viadutos, onde a maioria mora. Veja o vídeo.

Os CTAs são serviços destinados para pessoas que precisam de rápido acolhimento, criados em 2017 e servem de apoio aos demais centros de acolhida do município de São Paulo. Foram criadas mais de 3 mil vagas de acolhimento, divididos pelos principais bairros que mais demandam o serviço.

O objetivo é que essas pessoas consigam trabalho e possam se desenvolver rumo à autonomia e geração de renda, e nos CTA’s, os conviventes participam de capacitações para o programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho – mais de 1,6 mil já estão trabalhando em grandes empresas como McDonald´s, Riachuelo, Restaurante Coco Bambu e muitas outras.

Quem pode ajudar === Os CTA’s têm a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Você pode ajudar na comunicação dos moradores de rua, informe sobre esses locais na cidade. Ajude-os e ligue para 156 para pedir ajuda dos assistentes sociais ou de um dos Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS ) mais próximo  – ver relação abaixo. Ao invés de eventualmente oferecer um “prato de comida” ou “alguns trocados”, faça mais: a responsabilidade da assistência social do governo, que oferece mais condições de acolhimento e oferece oportunidades de trabalho.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada para a Rede Socioassistencial, e funciona como uma unidade básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. É responsável por executar os serviços, programas e projetos sociais desenvolvidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal. Instalado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade, o CRAS é um local público estatal de base territorial. O objetivo do equipamento é prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social nos territórios por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários além da ampliação e garantia do acesso aos direitos de cidadania.

Na cidade de São Paulo existem 54 Centros de Referência de Assistência Social onde as famílias podem ser encaminhadas para os mais de 790 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Rede Socioassistencial da cidade, que visam garantir a oferta de espaços de convivência e socialização para famílias e indivíduos. Destinado à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, bem como fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras), o espaço recebe famílias que começam a ser acompanhadas pelo PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, de forma particularizada ou coletiva.

Com o adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com uma atuação intersetorial a fim de fortalecer a proteção social. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se referência para a população local e para os serviços setoriais. Para encontrar o CRAS mais próximo da sua residência, ligue para o 156 ou acesse a aba exclusiva ao lado esquerdo do nosso site.

O funcionamento dos equipamentos acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. Rede CRAS: redecras@prefeitura.sp.gov.br

NORTE

CRAS ANHANGUERA
Rua Piero Tricca, 27 = Telefone: 3911-3906

CRAS CACHOEIRINHA
Av. Imirim, 4328 = Telefone: 3983-2983

CRAS CASA VERDE
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 3054 = Telefone: 2236-4643 =

CRAS FREGUESIA DO Ó
Av. Itaberaba, 924 – Freguesia do Ó = Telefone: 3572-2268

CRAS JAÇANÃ
Av. Guapira, 2145 =  Telefone: 2242-4047

CRAS JARAGUÁ
Rua Barra da Forquilha, 300 =  Telefone: 3942-4860

CRAS PERUS
Rua Padre Manuel Campello, 40 = Tel.: 3917-0795

CRAS PIRITUBA
Rua Guerino Giovani Leardini, 290 = Telefone: 3971-3974

CRAS SANTANA
Rua Voluntários da Pátria, 4649 = Telefone: 4571-0699

CRAS TREMEMBÉ
Avenida Mário Pernambuco, 43 = Telefone: 2261-2365

CRAS VILA MARIA
Praça Santo Eduardo, 162 = Telefone: 2207-4132

CRAS VILA MEDEIROS
Avenida Gustavo Adolfo, 2202 = Telefone: 2209-0098

CRAS BRASILÂNDIA I
Rua Barão de Santo Angelo, 147  = Telefone: 3921-3877

CRAS BRASILÂNDIA II
Avenida Itaberaba, 3666 = Telefone: 3983-3063

CRAS BRASILÂNDIA III
Rua Ibiraiaras, 372 = Telefone: 3983-1913

No momento, dois locais  de CTAs estão disponíveis na Zona Norte:

CTA Parque Novo Mundo 
O equipamento tem 270 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de atendimento, informática e de multiuso, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, banheiros, depósito, refeitório, além de bagageiro e lavanderia.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, 1399.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS, SEAS e Centro POP Vila Maria.

CRAS responsável:

VILA MARIA – Praça Santo Eduardo, 162 = Telefone: 2207-4132

CTA Santana

===========
O equipamento tem 158 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.   Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de informática e de atendimento, lavanderia, banheiros, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, espaço de convivência, refeitório, além de seis baias para canil e espaço para carroças.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. Zacki Narchi, 153 – Vila Guilherme
Encaminhamento: Pode procurar o SEAS e Centro POP Santana.

CRAS Responsável:

SANTANA – Rua Voluntários da Pátria, 4649 – Telefone: 4571-0699


Mais informações:

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS

Fones: (11) 3201.9700 e 3291.9758 / 3291.9726


<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/SMADS >

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora