1º de janeiro de 2017 – Uma nova etapa, um novo ano, novas esperanças e muito trabalho. Nesta data de lançamento oficial do Portal Jornalístico “DiárioZonaNorte”, abrimos com a homenagem à posse do novo prefeito eleito do município de São Paulo,  o  empresário JOÃO DÓRIA JÚNIOR ( PSDB) e o seu vice-prefeito BRUNO COVAS ( PSDB ), sem lado partidário e com as novas esperanças de um novo olhar para a Zona Norte da cidade. Que essa homenagem tenha um grande significado no futuro, de reconhecimento e de satisfação para seus moradores.

Pretendemos estar dentro do contexto de atores em uma nova sociedade de boas intenções e realizações. Estamos há mais de 30 anos na região, mais de 45 anos no mercado jornalístico na grande Imprensa e há  cinco anos dedicados ao regional. O que buscamos é o melhor para a região com qualidade de vida digna a todos os moradores. O marco desta nova etapa do jornalismo regional, diário e sério, dentro de todos os princípios de ética e informação, é a mudança no comando desta vibrante metrópole. E possamos conviver com muita alegria e satisfação junto a todos os moradores da Zona Norte.

E, desta maneira, a Redação do “DiárioZonaNorte” abre suas páginas para um grande 2017, com boas e excelentes notícias, e desejando (e retribuindo) a todos os votos de muita saúde, sorte e sucesso!

OS PERSONAGENS DOS TEMPOS  == De repente, uma pose com todos os 62  prefeitos oficiais da cidade de São Paulo. Juntar todos, lado a lado, sentados e para uma pose histórica, seria humanamente impossível. <Ver as legendas/identificações no final desta nota>.  E no olhar e na criação de um artista e caricaturista paulistano (nascido na Mooca), de 48 anos, Eduardo Baptistão,  do jornal “O Estado de S.Paulo, foi (e é) possível com uma tarefa que exigiu muitas horas e um mês de muitas pesquisas para se chegar ao  trabalho final.

Isto aconteceu em 2004, quando a cidade completava 450 anos — na gestão da prefeita Marta Suplicy. Todos os prefeitos que governaram a cidade, mesmo que interinamente a partir de 1899 — do período republicano. Um trabalho solicitado com apenas um mês de antecedência. E aí começou uma pesquisa iconográfica em busca das imagens dos mais antigos prefeitos. E o artista lembra que “ de posse de todas as fotos, fiz os esboços de todos os personagens, e depois os finalizei a lápis.

A pedido do “BlogZonaNorte”, na época, Baptistão gentilmente complementou sua obra com a inclusão do prefeito Fernando Haddad, que tomava posse em 2013. E agora, de novo, já com novo pedido do agora “DiárioZonaNorte”, o artista refaz o quadro de personalidades para incluir o novo prefeito João Dória Jr., eleito para o mandato 2017-2020. Deste modo, o prefeito Haddad ficou, do lado direito, atrás de José Serra; e o prefeito Dória, do lado esquerdo, atrás de Kassab.

A caricatura de cada um deles foi feita separadamente, cortada na altura da cintura, e depois todas foram digitalizadas e montadas na pose final, utilizando o Photoshop. As pernas dos prefeitos que aparecem sentados foram feitas depois, para ser encaixadas na pose já montada”.  E o artista lembra  ainda que hoje o computador dá essa facilidade, de fazer o trabalho em partes e depois montá-las como numa colagem. E Serra, Kassab, Haddad e Dória foram encaixados posteriormente.

O desenho consumiu quase um mês de Baptistão, feito paralelamente ao trabalho diário no jornal, e foi publicado no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.  Em abril daquele ano, foi premiado no Salão Internacional de Desenho para a Imprensa, de Porto Alegre, na categoria Ilustração Editorial. Nos anos seguintes, o artista acrescentou os prefeitos José Serra e Gilberto Kassab. E agora, o ex-prefeito Fernando Haddad e o atual João Dória Jr., que estão posicionados atrás na mesma ilustração.

PERFIL DO ARTISTA == O palmeirense Eduardo Baptistão formou-se em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero em 1988. Atua como ilustrador no mercado editorial desde 1985, quando publicou seu primeiro trabalho na “Folha de S.Paulo”. Tem colaborações com as publicações Você S/A, Imprensa, Vogue, Vip, Quem, Sexy, Playboy, Placar —  entre outras. Por 22 anos (1991/2013) foi  ilustrador do jornal “O Estado de S. Paulo” e do “Jornal da Tarde”, de 2003 a 2012.

É colaborador das revistas Carta Capital e Veja, desde 1995 e 2004, respectivamente. Tem dois dois livros autorais de caricaturas lançados: “A Book of Portraits – Selected Works of Eduardo Baptistao (Irã, 2009)” e “Sketchbook Experience” (Portugal/Brasil, 2013). Em sua performance profissional, Baptistão coleciona inúmeros trofeus e prêmios nacionais e internacionais, com destaque o Troféu HQ Mix de Melhor Caricaturista por cinco anos. E vários participações nos Salões de Humor de Piracicaba, Piauí, Itabira e Lajeado/RS. Tem também trabalhos na publicidade, capas de discos e livros.  Ver as ilustrações/caricaturas publicadas em várias mídias em portifólio publicado: http://baptistao.zip.net/

Assista também um video de 07min15, de julho de 2013, durante um workshop de caricaturas no Alfa 2 Estúdio. O artista aparece produzindo os seus trabalhos e muitas imagens de várias e bonitas ilustrações – é só clicar no link:     http://www.youtube.com/watch?v=UMd9nkKlPMk . Na mesma página do YouTube há outros vídeos e entrevistas com o artista.  Vale a pena.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here