Há no ar algo de renovação dentro da Prefeituras Regionais na Zona Norte – até como incentivo às demais regiões e prefeituras regionais da cidade. Os ambientes estão mais leves e acredita-se que, com isto, todos ganham em mais ações nas regiões. E,  pela primeira vez, as Supervisões de Esportes, Lazer e Recreação das Prefeituras Regionais de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Cachoeirinha/Limão e  Freguesia do Ó/Brasilândia estão unidas para o primeiro evento esportivo da Zona Norte. O que poderá abrir espaço como modelo para outro evento envolvendo outras prefeituras regionais em outras regiões da cidade.

OS JOGOS DO PASSADO === Às vésperas do feriado, na 5ª feira passada (20/04/2017), aconteceu a primeira e inédita reunião para definição do “1º Torneio de Taco de Rua da Zona Norte”, que trará recordações de infância para muitos moradores. Uma brincadeira de rua famosa nas décadas de 70/80, que se desenvolvia pelas ruas e calçadas de vários bairros de São Paulo, na alegria e passatempo de muitas crianças e jovens daquele período. Uma época que não se tinha a evolução tecnológica de hoje. Era a diversão de muitos junto com os carrinhos de rolimã, do pula-cela, das bolinhas de gude, do bafa nas figurinhas, do pião, nos bibelôs, as pipas-quadrados (ou até os “papagaios”) e muitos outros que ficaram esquecidos com o tempo. O objetivo é resgatar a prática do taco de rua, que ainda é praticado na periferia da cidade, onde as ruas são mais tranquilas e também pela falta de opções de lazer, junto aos moradores menos favorecidos socialmente.

OS ACERTOS PARA O TORNEIO == Nesta reunião realizada no terceiro andar do prédio da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, ao lado do gabinete da prefeita Delegada Rose,  estiveram presentes os representantes formando a Comissão Organizadora:  Newton Loiácono e Clovis Jurado (de Santana/Tucuruvi/Mandaqui), idealizadores do projeto) e mais o Assessor de Comunicação, Rodrigo A. Paes; Nelson Aparecido Marques e Waldir Mazzei de Carvalho (respectivamente, Supervisão de Esportes e Assessoria Jurídica de V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros); Erivan da Silva e  Edilton Rodrigues (representando a Coordenadora do Governo Local: Waleska Simone Conte Lima Brilhante – que ainda não havia sido indicado o Coordenador de Esportes de Jaçanã/Tremembé); Renato Giglio e José Roberto da Silva (da Freguesia do Ó/Brasilândia); e não houve comparecimento dos representantes da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão por causa de uma reunião de emergência naquela Prefeitura Regional. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, com reunião e acertos no dia 26/04 com o Secretário Jorge Damião de Almeida. É provável que o evento contará com o apoio de outras secretarias para atividades diversas em esportes, cultura, saúde e outros.

PROJETO APROVADO E AS BOAS VINDAS == A prefeita regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Rosmary Corrêa (a Delegada Rose), compareceu à abertura da reunião e declarou que “adora a ideia do Torneio e que é muito importante a união da Zona Norte”. Ela fez referências ao novo tempo de administração que demonstra trabalho nestes quatro meses de gestão e que os resultados estão vindo aos poucos. Não deixou de elogiar a ideia e iniciativa do projeto pela Supervisão de Esportes de sua prefeitura regional. E acrescentou: “Não temos dinheiro, mas temos muita criatividade”. Mas aproveitou para apresentar o recém indicado Coordenador do Governo Local (que terá o controle e responsabilidade nas Supervisões de Esportes, Cultura e Habitação), Isac Alves – que tinha chegado ao seu primeiro dia na prefeitura regional.

COMO SERÁ O TORNEIO === Com a direção de Newton Loiácono, a reunião debateu os pontos de organização e definições para sua realização nas cinco prefeituras regionais com a utilização de espaços públicos. O torneio terá duas etapas, inicialmente a local com os participantes de cada prefeitura regional através dos Centros Esportivos, Clubes da Comunidade (CDCs) e moradores de cada região. As equipes serão divididas em seis categorias: masculino infantil até 14 anos; juvenil de 15 a 21 anos e outra acima de 21 anos. E ainda feminino infantil até 14 anos, adultos acima de 14 anos e mista, sem faixa etária definida, aberta para homens e mulheres, em qualquer proporção.  E depois, a Etapa Regional, com os campeões e vice-campeões das categorias de cada prefeitura regional, que disputarão as finais no Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi”, no Bom Retiro, ou no Parque Municipal de Esportes Radicais.

A TABELA E COMO SERÃO OS JOGOS === O cronograma prévio para a realização do 1º Torneio de Taco de Rua da Zona Norte está definido de 2 de maio a 2 de junto para inscrições em cada prefeitura regional e nos locais que serão indicados. Serão limitados até 20 duplas para cada categoria. Após as inscrições serão decididos os jogos da primeira etapa, que a principio estão definidos: 10 ou 11/06 – Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros – provavelmente no C.E.E. Thomaz Mazzoni; 24 ou 25/06 – Jaçanã/Tremembé – sem local definido; 01 ou 02/07 – Santana/Tucuruvi/Mandaqui – ainda sem definir local (o CEE Alfredo Inácio Trindade, o Clubão do Jd. São Paulo estará em reforma no campo de futebol); 08 ou 09/07 – Casa Verde/Cachoerinha/Limão – sem local definido; 15 ou 16/07 – Freguesia do Ó/Brasilândia – sem local definido; 22 ou 23/07 – dias de reserva para uma eventualidade/esquema de emergência; e 29 ou 30/07 – Grande final – no Estádio Municipal de Beisebol “Mie Nishi” (bem mais provável), no Bom Retiro, ou no Parque Municipal de Esportes Radicais. Cada prefeitura regional levará para a grande final, o campeão e o vice-campeão de cada categoria.

OS PRÊMIOS PARA OS VENCEDORES === Na grande final, está prevista a premiação com troféus para as seis duplas campeãs; um kit de Taco de Rua (2 tacos, 2 casinhas e 1 bolinha) e uma camiseta da “Mulek de Rua” para cada atleta campeão. Outros troféus poderão ser entregues aos vice-campeões, como também medalhas de participação para cada equipe da final. Os árbitros serão os estagiáriios de Educação Física na Univesidade Paulista-Unip, que terão prévio treinamento dentro das regras e do regulamento do torneio – que também será previamente de conhecimento de cada equipe participante.

APOIO DAS EMPRESAS E PROPAGANDA === Os materiais utilizados em todas as partidas serão oficiais e fornecidos pela empresa MLK-Mulek de Rua StreetWear, que está localizada no Imirim (Zona Norte),  com kits completos de tacos de rua. Neste caso, todos os competidores terão as mesmas condições de competição com os equipamentos. Já os 24 coletes em cores diferenciadas poderão ser fornecidos por empresas da região, que terão o direito de imprimir as logomarcas. Outras empresas poderão apoiar com distribuição de kits de lanche, copos de água e outros produtos – que abrem a oportunidade de propaganda  interna com placas ou faixas nas competições com suas marcas, sem panfletagem.

COMO É O JOGO == O jogo de taco, ou tacobol, é disputado entre duas duplas. Em linhas gerais, as regras são determinadas: uma dupla fica em posse dos tacos (que é a defesa) e a outra dupla tem a posse de bola (que é o ataque). Um dos objetivos é derrubar a “Casinha”, que estará dentro de um quadrado em circulo. Um integrante do “Ataque” arremessa a bola em direção da “Casinha” do lado oposto com o objetivo de derrubá-la. O objetivo do “Ataque” é impedir que a “casinha” seja derrubada pelo “Ataque”, rebatendo a bola arremessada, o mais longe possível, contando pontos. Quando a “casinha” é derrubada, a dupla de “Ataque” ocupa o posto da “Defesa”, que por sua vez passa a ocupar o posto de “Ataque”. O jogo termina quando uma das equipes totalizar 10 pontos (ou o combinado) ou 15 minutos, sendo o que ocorrer primeiro.

NA EXPECTATIVA === O esboço da organização do  1º Torneio de Taco de Rua da Zona Norte já está definido e será ainda debatido, com pequenos acertos, em outras reuniões. Os responsáveis pela Comissão Organizadora desenvolverão as providências em suas respectivas prefeituras regionais, inclusive com as indicações dos locais para as disputas regionais. As regras e o regulamento já estão definidos com a consultoria do Assessor Jurídico da Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Waldir Mazzei de Carvalho, que poderá ter apoio dos demais assessores jurídicos das outras envolvidas. Nos próximos dias haverá também a abertura das inscrições e a divulgação oficial do torneio, com a distribuição de banners e cartazes. É para valer!

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here