Pela primeira vez, a Vila Aurora, na Zona Norte de São Paulo, será palco neste final de semana (de 5ª feira a domingo) de uma Mostra de Teatro da comunidade.  Com entrada gratuita na Refinaria Teatral: Rua João de Laet, 1507  (entre Av.Água Fria e Av. Engº Caetano Álvares) –  Vila Aurora – Zona Norte.

Trata-se do resultado das oficinas realizadas gratuitamente no espaço do grupo Refinaria Teatral, e que fazem parte do projeto “Duas Culturas, Duas Visões, Uma Mesma Problemática”, que foi contemplado pela 28ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Os participantes – crianças, jovens e adultos da comunidade e adjacências – tiveram aulas de teatro físico (objeto de pesquisa do grupo), e agora poderão compartilhar essa experiência, com apresentações gratuitas das montagens realizadas durante 5 meses de oficinas.

O projeto propõe uma reflexão sobre o problema do machismo pela perspectiva das vítimas (mulheres) no Brasil e no México, e essa temática também estará presente nessas apresentações, cujos roteiros foram criados com os participantes através de referências deles sobre a violência contra a mulher no cotidiano. Todo o material gerado nessas oficinas também serviu de material de pesquisa e de cena que serão usados para os trabalhos do grupo, em especial para a peça “Inexistência”, uma coprodução com o grupo mexicano Perspectiva Escénica.

 Agenda da Mostra de Teatro da comunidade:

Dias 4 e 5 de Maio, quinta e sexta-feira, a partir das 20h – Apresentações das turmas de alunos infantil e adolescentes (Direção: Ana Szcypula e Renan Lemos)

Dias 6 e 7 de Maio, sábado e domingo, a partir das 18h – Apresentações dos adultos iniciantes (Direção: Ana Szcypula) e às 20h – Apresentação de atores profissionais (Direção: Daniel Alves Brasil)

REFINARIA TEATRAL ===  O grupo surgiu em 2008 e já apresentou em vários teatros de São Paulo e de outras cidades, já participou e recebeu premiações de diversos festivais nacionais e internacionais como o Festival de Curitiba, XVII Encuentro latino americano de teatro de Copiapó no Chile, Festival internacional de Chañaral-Chile e Encuentro Internacional de teatro em Aragua na Venezuela. Já foi contemplado em programas de apoio a produção artística como o Programa Myriam Muniz, o programa VAI II, o programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura e o 28° Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Todo o trabalho do grupo é autoral e ao longo da carreira já estreou cinco obras.

Recentemente o grupo realizou uma parceria com a Universidade de Guadalajara – México resultando na apresentação de diversas ações culturais (apresentação de obras, oficinas e palestras) do grupo em Guadalajara. Além de trabalhar com a obra “Porque as mulheres choram” estamos finalizando a construção do nosso sexto espetáculo em parceria com o grupo Mexicano Perspectiva Escénica. << Apoio com informações/fonte: Bemelmans Comunicação >>

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here