Lá se foram quatro meses e o ambiente agora é outro. Já dentro do prédio da Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros sente-se um ar mais leve, com mais alegria e solidariedade interna. Ao mesmo tempo, nota-se maior confiança dos munícipes com a nova administração municipal, até acreditando nos pedidos e demandas nas reuniões dos Conselho Comunitários de Segurança (CONSEGs), Conselho Participativo Municipal e outros. De um modo geral, está acontecendo nas demais prefeituras regionais da cidade. É um novo tempo e novas esperanças de realizações.

 “MUITO TRABALHO” === As participações diretas do prefeito João Doria Jr. em vários projetos e programas, as reuniões constantes desde cedo até o final da noite, inclusive nos finais de semana, mostram que o momento é de muito trabalho. Por outro lado, buscando recuperar o tempo perdido e resolvendo os problemas que se acumularam. E buscando mais participações de empresas com doações e a participação da população.

 “POPULAÇÃO AJUDA” === Logo no início do mandato, o prefeito João Doria lançou o “SP Cidade Linda”, com várias ações de serviços de zeladoria no transcorrer dos finais de semana – sempre com a presença dele, do vice-prefeito Bruno Covas, dos prefeitos regionais, lideranças locais, convidados e a população. Na segunda etapa, no começo deste mês foi lançado o “Faça Seu Bairro Lindo” (*link da matéria: http://bit.ly/2pUSj3E ), que é a continuidade do “SP Cidade Linda”, mas como programa regionalizado de zeladoria urbana sob o comando do prefeito regional e uma participação mais efetiva da população local. 

“PROTEGER UM BEM PÚBLICO” === Essa nova ação acontece durante todo o mês de maio nas 32 prefeituras regionais, mas com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas prefeituras regionais. Logo no lançamento, o prefeito João Doria Jr. esclareceu que seria “uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras nessa iniciativa”. Evidentemente que a manutenção será mantida pelas prefeituras regionais e com a fiscalização dos próprios moradores.

“TODOS COLABORAM” === Com a escala de locais escolhidos, as prefeituras regionais da Zona Norte/Nordeste e Zona Norte/Noroeste se preparam para as intervenções do novo programa, que acontecerá sempre aos sábados, a partir das 8 horas da manhã (* veja os locais no final desta reportagem). A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços como raspagem de lambes-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas Prefeituras Regionais disponibilizarão os equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria, com seu pessoal e da empresa Inova. Tendo como apoio os serviços da Secretaria da Saúde (Covisa – Vigilância em Saúde), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do staff de funcionários da prefeitura regional.

“O RESGATE DA CIDADANIA “ === A prefeitura regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros selecionou o primeiro ponto, que acontecerá no dia 20 de maio (sábado), a partir das 8 horas, na Av. Nossa Senhora do Loreto, a partir da Rua Geolândia. Imediatamente ao anúncio do programa “Faça seu Bairro Lindo”, o prefeito regional Dário José Barreto mobilizou uma equipe de organização, com o apoio de todos os funcionários já com planejamento para o acontecimento em duas semanas. “Agora entramos na segunda fase, com o apoio das entidades e da população, para complementar o nosso trabalho em busca da normalização de alguns serviços. É importante este engajamento de todos da região para tornar um local com melhores condições de vida. É também um resgate da cidadania”, declarou eufórico o prefeito regional Dário José Barreto.

“COMISSÃO E ENTIDADES QUE AJUDAM” === Diante deste planejamento, o prefeito regional criou uma Comissão Organizadora composta pelo Coordenador de Projetos e Obras (CPO),  José Paulo Martins Ruano; o Assessor Executivo de Comunicação, Rafael Leitão; o Assessor de Eventos, Gilvan Barroso de Carvalho; o Supervisor de Esportes, Nelson Marques; e a Supervisora de Cultura, Estela Ribeiro Marinho, que terão a responsabilidade desta primeira fase do “Faça seu Bairro Lindo”. E com objetivo de atrair mais voluntariado, integrando os munícipes da região nesta ação de zeladoria urbana, houve a primeira reunião com algumas lideranças da região de Vila Medeiros, que estiveram presentes: Michel Wiazowski Rocha e Sonia Cabral pela Distrital Nordeste da ACSP – Associação Comercial de São Paulo; Edson Tadeu Marim, da Associação Reivindicativa e Assistencial de Vila Medeiros (Assoravim);  Nivaldo Cardoso, da Sociedade Amigos da Vila Constança (Savic);   Antonio Henrique Fernandes, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) da área de Vila Medeiros; Roberto Mendes BarbosaMaria do Carmo Paulino Santos, do  Conselho Participativo Municipal da região; Cida Cosmos, da Agencia São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa);  e Roberto S. Mota pelo grupo de escoteiros Macuxi. Outras entidades (como Lions e Rotary) e representações de lideranças da região foram convidadas – e outras irão aderir nos próximos dias —  para fazer parte do grupo de apoiadores, com suas influências junto aos moradores.

“QUEM FAZ O QUÊ” === Nesta reunião, o prefeito regional Dário José Barreto e a Comissão Organizadora fizeram as explanações necessárias sobre o projeto, o local e a sua execução no dia já determinado. A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços  mais leves — como retirada de lambe-lambe nos postes e paredes, remoção de pichação, corte baixo de mato e pintura de branco nas guias – e sem riscos no manuseio de máquinas. A prefeitura regional disponibilizará os equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria, bem como contará com a empresa já contratada para os serviços de limpeza, a Inova, que terá a responsabilidade pelo trabalho mais pesado e especializado. Foi solicitado na reunião que as entidades presentes participem com os avisos e convites às pessoas a elas ligadas, buscando mais voluntários e ajuda com doações de empresas – camisetas, vassouras, pás, impressos e etc. Houve também o pedido para convocação das escolas próximas no envolvimento de seus professores e alunos; bem como todas as igrejas e seu publico.

“SERVIÇOS EXPANDIDOS” === Embora no dia da ação os trabalhos sejam concentrados nesta região do ponto de encontro, o programa abrange uma área de 1,26 Km², atendendo 87 logradouros em uma extensão de 24,35 Km de vias atendidas, que já estão sendo contempladas antes do dia da ação, o objetivo é terminar as intervenções nas ruas próximas até o dia do “Faça Seu Bairro Lindo” com o trabalho voluntário da população.

“INSCREVA-SE COMO VOLUNTÁRIO” === A Comissão Organizadora irá providenciar camisetas brancas com a identificação do “SP Cidade Linda”, que serão distribuídas para as pessoas inscritas no programa. Haverá distribuição de vassouras e pás, que também podem ser trazidas pelos moradores como empréstimo – ou doadas por empresas e comércio da região. Os sacos de lixo serão doados pela Inova. Os moradores interessados podem participar com inscrições prévias como voluntários no prédio Prefeitura Regional, localizada na rua General Mendes nº111 – Vila Maria Alta. Também é possível a inscrição através do Facebook da Prefeitura Regional por meio de uma mensagem inbox:www.facebook.com/pr.vilamaria.vilaguilherme.vilamedeiros

CONCURSO PARA O MELHOR=== O objetivo é que nos próximos meses os 96 distritos sejam envolvidos no projeto – quando serão escolhidas outras ruas de Vila Maria, Vila Guilherme, Parque Novo Mundo e outros subdistritos. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais realizará o concurso “Bairro Lindo do Mês”.  O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participaram) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

“ O QUE SERÁ FEITO “ == O Plano de Ação e Intervenção de Zeladoria do Programa “Faça Seu Bairro Lindo” – Vila Medeiros:

  • Limpeza com capinação, raspagem e reforço de varrição:    (Ext: 24,35Km)
  • Operação remoção de “Lambe-Lambe” em postes:    (480 Postes)
  • Pintura de guias das principais vias de circulação:   (Qtd: 24,35 km de eixo)
  • Lavagem/Passeios (12.000 m²):Av. N.S.Loreto /R.Anatuba/Pça Jorn.Aldebran Cavalvante.
  • Ação de Paisagismo em Pontos Viciados:  R.Ananatuba /Av. Ede com R.Crispim Duarte
  • Operação Cata Bagulho:  (87 Logradouros – 24,35Km)
  • Limpeza Manual do Córrego: Córrego Maria Paula (2.400 m) /  Córrego Vila Ede (600 m)
  • Mutirão de Limpeza de Bocas de Lobo (296 Bocas de Lobo)
  • Execução de Corte de Grama:  Praça Jornalista Aldebran Cavalcante (2.200 m²)
  • Operação de Poda, Limpeza e Plantio de Árvores: Av. Nossa  Senhora do Loreto
  • Operação Tapa Buraco (87 Logradouros)

Logística Envolvida

  • Conservação de Pavimentos Viários:   2 Caminhões / 1 Caminhão TBR /  15 Operacionais
  • Conservação de Logradouros:   2 Caminhões /   13 Operacionais
  • Conservação de Pavimentos Viários: 2 Caminhões /  1 Caminhão TBR /   15 Operacionais
  • Conservação de Logradouros: 2 Caminhões /  13 Operacionais
  • Limpeza Manual de Córregos: 1 Caminhão / 11 Operacionais
  • Equipe de Conservação de Áreas Verdes: 1 Caminhão /  12 Operacionais
  • Equipe de Manejo de Árvores: 1 Caminhão Munk /  9 Operacionais
  • Equipe de Limpeza Manual de Boca de Lobo:   2 Caminhões /  6 Operacionais
  • Equipe de Serviços Diversos: 2 Caminhões /  20 Operacionais
  • Mutirão Cata Bagulho: 1 Caminhão /  2 Operacionais
  • Equipe de Lavagem: 2 Caminhões /  6 Operacionais
  • Equipe de Substituição de Papeleira: 2 Caminhões /  6 Operacionais

Ações na  Zona Norte/Nordeste 

Jaçanã /Tremembé (6 de maio):    Rua Igarapé Primavera, 286, às 8h (já realizado)

Casa Verde/Cachoeirinha/Limão  (20 de maio): Praça Canaã, das 8h às 12h

V.Maria/V. Guilherme/V. Medeiros (20 de maio): Av.N.S Loreto c/ R. Geolândia, às 8h

Santana/Tucuruvi/Mandaqui  (27 de maio): Praça Levi Vampre, às 8h

 

Ações na Zona Norte/Noroeste

Pirituba/Jaraguá (13 de maio): Av. Anastácio com a Rua Cardeal Mota, às 8h

Freguesia do Ó/Brasilândia (20 de maio): Rua Cecília Maria, alt. N° 400, das 8h às 15h

Perus (27 de maio):    Praça Oswaldo de Oliveira, às 8h

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here