São Paulo passa por uma transformação silenciosa. Um exército de homens, mulheres e crianças vai, pouco a pouco, ocupando os espaços vazios das grandes cidades e mudando a paisagem.  Sai o aço e o concreto e entram as hortas urbanas.  São Paulo está germinando…

Elas são adoráveis e  invadem telhados de condomínios, prédios comerciais, varandas de apartamentos , pequenos quintais e áreas públicas e geram verduras e legumes de alta qualidade.   Sim, em qualquer cantinho é possível produzir alimentos e quando se aprende a técnica correta, é melhor ainda.

Antenado com as tendências urbanas, na próxima 5ª feira, 31/8, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – unidade Vila Maria,  equipamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), dará inicio às oficinas gratuitas de Horticultura e Jardinagem Funcional, que  serão divididas em quatro aulas, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro

O curso tem como proposta desenvolver atividades técnicas e práticas de Horticultura e Jardinagem Funcional, desde a identificação de solos até a aplicação de plantas em ambientes específicos, como agentes de redução de impactos aos poluentes. Além disso, a oficina também têm como objetivos incentivar a pesquisa cultural local e ampliar a socialização e a troca de idéias e de conhecimentos.

“Estimular o fomento de hortas urbanas é estimular o alimento saudável, pensar na carga de agrotóxicos dos alimentos, estimular o uso produtivo dos espaços e gerar emprego e renda. Nossa secretária Aline Cardoso,  titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, é muito preocupada com a questão do combate a pobreza e apoia iniciativas que privilegiam  não só o saber mas também a geração de renda”, lembra a coordenadora de projetos do CRESAN, Lucélia Loiola.

Cada mês será abordado um tema diferente conforme o cronograma abaixo:

Na 5ª feira (31/08/2017)  a oficina será  sobre solo e composição, adubação e compostagem  e ocorrerá das 14h às 17h. Já no mês de setembro, 14/09, o encontro que abordará os temas plantio (consorciação e rotação) e manejo (tratos culturais) será realizado das 14h às 17h.

No dia 26 de outubro, os participantes terão a oportunidade de receber dicas sobre tratos culturais, pragas e doenças, das 14h às 17h. E no mês de novembro (23/11), a oficina traz o tema Comedoria, abordando assunto sobre grãos germinados, sucos funcionais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), também das 14h às 17h.

Para participar das oficinas é necessário ter mais de 16 anos e  realizar a inscrição prévia pelo e-mail: eancosan@prefeitura.sp.gov.br até o dia 30/8, às 17h.

Serviço
Oficina : Oficina de Horticultura e Jardinagem Funcional
Onde: Cresan – unidade Vila Maria (Todas as oficinas ocorrem nesta unidade)
Endereços: Rua Sobral Junior, 264 – Vila Maria Alta.
Horário: sempre das 14 às 17h
Outras informações pelo telefone (11) 2967-0755.

Ação gratuita aberta ao público geral 

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora